Vestido de Noiva: como escolher o modelo perfeito para grande dia?
Compartilhe
Vestido de noiva é um assunto que nunca sai de moda. Não existe momento mais gratificante do que se ver vestida de noiva e sentir o coração batendo mais forte com a sensação de: “É esse!” Saiba como escolher o vestido de noiva perfeito pra você, e qual o seu estilo preferido: simples e minimalista, sereia, princesa, curto, vintage…O céu é o limite!

Seja sempre você mesma, o vestido de noiva combina com o seu estilo?
Procure não se fantasiar de noiva para dizer SIM para o amor de sua vida. Tente evitar aqueles modelos, decotes e estilos que você não costuma usar no dia a dia, aqueles que não têm sua cara e que as pessoas não vão te reconhecer. As escolhas diárias que fazemos normalmente são aquelas que nos deixam confortáveis e que nos fazem sentir mais bonitas e donas de si.
Você se conhece melhor do que ninguém! Você ama vestido de noiva sereia? ou princesa? Analise seu tipo físico antes de escolher um modelo e detalhes do look e escolha uma silhueta favorável. Só isso já vai te ajudar a excluir muitas imagens e modelos de sua pastinha de inspirações!

Vestido de Noiva: trends, modinhas e celebridades
O modelo que aquela celebridade usou para ir ao Oscar ou para se casar semana passada pode não combinar com sua personalidade, bem como não ficar legal no seu corpo, por mais deslumbrante que você ache que ele seja.
Quando pensar no seu vestido de noiva, pergunte-se: daqui a trinta anos, quando eu estiver olhando o álbum, ainda vou pensar que estava linda? Sua essência nunca sairá de moda. Confie nela e na gente!

Os profissionais do mercado, como escolher?
Siga seu coração. Escolha gente que ama o que faz com quem você tem empatia, alguém que vai se esforçar para entender e realizar seus sonhos junto com você. Não tem nada pior do que um profissional que não vai te deixar segura neste momento tão delicado.
Entretanto, por mais que você tenha achado o designer (ateliê ou loja) mais fofo deste mundo e tenha se encantado com sua postura, acerte os detalhes no papel. Amigos, amigos, negócios à parte, né?
Pensando bem, este é um conselho para você sobre todos os seus fornecedores. O contrato tem que ter todos os detalhes, alterações, garantias e complementos que ficaram combinados entre vocês. Com este documento em mãos você terá mais segurança e serenidade para se concentrar em outros detalhes que irão precisar de sua atenção.

Vestido de Noiva: sonho x realidade
Não interessa se você tem todo este material desde pequenininha ou se caiu de paraquedas depois do pedido de casamento. Espere um pouquinho antes experimentar vestidos, pelo menos até confirmar alguns detalhes previamente, tá? Por exemplo: em que época do ano será o casamento? Onde será a recepção? Quanto você poderá gastar? O que fica bom no seu corpo?
Agora é hora de começar a filtrar suas decisões e eliminar o que, definitivamente, não tem chance de acontecer.

Metodologia de pesquisa, você vai precisar!
Você tem que se parecer com você mesma no dia do seu casamento. Não perca de vista quem você é ou que tipo de noiva você quer ser. É tão fácil copiar outras noivas do Pinterest, Instagram, etc. Mas, lembre-se: assistindo ao vídeo daqui a quinze anos, você quer se reconhecer e ainda adorar o vestido de noiva com o qual você celebrou o amor entre vocês dois.
Olhe diferentes vestidos para encontrar um estilo que você goste. Para ficar mais prático, reúna suas inspirações favoritas em um só lugar. Mesmo que no começo pareça que você gosta de tu-di-nho que vê, eventualmente, um estilo vai se sobressair e você terá uma ideia mais clara do que procurar.
Mantenha a mente aberta para outros estilos, você pode mudar de ideia. E tudo bem mudar de ideia e começar de novo! Esse dia vai acontecer uma vez só e tem que ser como você sonha.

Orçamento: o vestido de noiva dos sonhos cabe no meu bolso?
Deixa a bolsa aí na cadeira que você não vai sair ainda! Antes é importante que você defina um orçamento geral, e como ele vai afetar o restante do seu casamento. Você tem $ para gastar? Ou $$$$? Com o valor mais ou menos definido, você não vai se deixar apaixonar por um vestido de noiva que você simplesmente não pode pagar.
Outra coisa que precisa estar nessa planilha é o valor que você vai separar para pagar eventuais alterações, não esqueça!

Oh dúvida cruel: sob medida, comprar ou alugar?
E não é que de repente, no meio desse processo de decisões e escolhas, aparece aquela dúvida: comprar pronto, alugar, reformar ou fazer o vestido de noiva sob medida?
Abrir mão de alguns detalhes faz parte da jornada e que, ainda assim, o seu casamento será incrivelmente único. Estamos recordando este pedacinho porque este é um dos momentos no qual você vai ter que decidir suas prioridades.

Escolha o melhor para VOCÊ
Qual a melhor opção para você? E o mais importante, o que vai te deixar feliz? Qual é seu sonho? Ele pode ser o do ritual completo do vestido de noiva que começa com um croqui, com a escolha do tecido, rendas e bordados, passa por várias provas de roupa no ateliê do designer e termina com o carinho e cuidado dos toques finais, na porta na igreja, de uma peça única.
Tem quem ache mais fácil entrar em uma loja, provar e escolher um vestido de noiva pronto, de um jeito prático e rápido – principalmente para quem resolveu casar em poucos meses e está com o tempo curto. Tem quem prefira alugar para não se preocupar com manutenção e espaço para guardar depois.
Por fim, algumas noivas herdam um vestido de noiva da mãe, avó querida ou bisavó e desejam usá-lo em seus casamentos, em homenagem às extraordinárias mulheres da família e suas tradições.
Todas as escolhas têm seus prós e contras. É importante, independente da preferência, que você se sinta segura, completamente satisfeita e confortável com o modelo.

Modelos de vestido de noiva para cada corpo
Não falta vestido de casamento lindo no mercado, né? Mas assim como muita roupa que a gente prova e acha que não ficou boa no corpo, com o vestido de noiva escolhido pode acontecer a mesma coisa.
O melhor lugar para começar a seleção dele é com você, achando um vestido que se adapta perfeitamente ao SEU tipo de corpo.
Olha, não tem essa de “sou gorda”, “sou baixinha”, “tenho coxas largas”. Todos os corpos são lindos, então pense em como ajudar sua silhueta para encontrar um vestido de noiva que fará você irradiar confiança e felicidade.

O vestido de noiva da Marcele

O vestido de noiva da Flávia

O vestido de noiva da Fabíola

Qual é seu tipo de corpo?
Para descobrir qual é o seu tipo de corpo, pegue uma fita métrica e peça ajuda para alguém te medir: a parte mais larga de seus ombros, busto e quadris e, em seguida, a menor parte de sua cintura.
Está com as medidas em mãos? Então vamos lá, veja onde você se encaixa:
Silhuetas dos vestidos de noiva
VESTIDO DE NOIVA IMPÉRIO
Tem modelagem ajustada no busto, com saia leve e fluida a partir do corte abaixo da altura dele.
VESTIDO DE NOIVA EVASÉ OU EM A
Este modelo tem este nome porque sua forma é de um A mesmo: o corte na cintura é mais ajustado e ele se abre ao longo do corpo.
VESTIDO DE NOIVA SEREIA
A forma é definida por uma saia estreita, bem justa no corpo que segue a linha dos quadris e coxas e abre na altura do joelho.
VESTIDO DE NOIVA PRINCESA
A silhueta tem um corpo ajustado até a cintura, de onde sai uma saia bem cheia (com muito volume mesmo!).
VESTIDO DE NOIVA COLUNA
Este estilo acompanha a linha natural do corpo sem ser agarrado ou muito justo, descendo do quadril ao chão em linha reta.
VESTIDO DE NOIVA CURTO
O vestido de noiva curto não é tão comum, né? As noivas normalmente pensam nele somente para o casamento civil. Mas ele pode ser usado em sua cerimônia e festa também.
VESTIDO DE NOIVA PLUS SIZE
O termo americano plus size foi usado para indicar os modelos de roupas com tamanho 46 ou mais, que é considerado “acima” do padrão convencional. As marcas e estilistas começaram a perceber que nem todas as mulheres tinham o manequim na então considerada medida padrão, e investiram em um novo segmento da moda que valorizasse o corpo com mais curvas. E claro, foi questão de tempo para essas medidas também chegarem ao mercado de casamento através do vestido de noiva plus size.
Tecidos para os vestidos de noiva
Uma das grandes influências no modelo que você escolher é o tecido com o qual ele vai ser feito. Quer um exemplo? Um vestido sereia de seda não vai ter caimento bom, além de correr o risco de rasgar no meio da balada por causa da estrutura rígida que ele pede, bem perto e justo no corpo.
O tecido escolhido pode mudar a aparência do vestido no seu corpo. Sabendo identificar os materiais, você vai ficar mais segura com o resultado final. Nós sabemos que é difícil tentar imaginar o croqui que o designer está mostrando, e isso pode deixar a gente insegura.

Vestido de noiva e as estações do ano
Verão
Na temporada de altas temperaturas, o melhor é optar por um vestido de noiva fresco e com movimento, assim você a se sente confortável e não passar calor. Dependendo do local do casamento, fendas e decotes são bem vindos e refrescantes.
Esqueça as mangas, elas não vão ajudar em nada e podem ser incômodas com essas temperaturas. Prefira os modelos sem mangas e que deixam o corpo livre para sentir a brisa do final de tarde dessa estação.

Primavera
A primavera é a estação mais romântica do ano, e isso pode ser traduzido também no seu look. Já que não faz tanto calor como no verão, pode-se optar por acabamentos e tecidos um pouco mais elaborados mas mantendo a sutileza, já que as temperaturas ainda que mais amenas, são elevadas.
A manga curta ou 3/4 são perfeitas para os vestidos de noiva da primavera e pode ser acompanhada de detalhes e apliques. Mangas de tule ilusion são outra linda opção. Vestidos esvoaçantes e alegres ficam lindos em fotos!

Outono
Mesmo que não se trate da época mais fria do ano, as mangas 3/4 já podem ser usadas no outono e dão um charme a mais aos vestidos. Mangas longas de tecidos leves e fluidos dão um charme todo especial no vestido de noiva. Os tecidos também já podem ser mais pesados, sempre pensando no local onde será realizado o evento, em um ambiente fechado ou ao ar livre. As capas ou boleros são indicados para esta época do ano.

Inverno
Manga comprida será o grande diferencial para o seu vestido de inverno, além de dar elegância e sensualidade. Tecidos mais grossos e pesados podem ser utilizados para você se sentir confortável com a temperatura. É importante pensar no lugar do casamento, já que não é a mesma coisa escolher um vestido de noiva para um casamento no inverno ao ar livre, que escolher para um lugar fechado.

Vestido de noiva para casamento na praia
Casamentos pé na areia são sucesso absoluto aqui no Lápis. São diferentes, informais, o cenário é deslumbrante e as fotos ficam incríveis. São verdadeiramente inesquecíveis. Por aqui, casar na praia faz parte dos sonhos de muitos noivos.
Na praia, os vestidos de noiva devem manter a mesma tradição como a de um casamento realizado em qualquer outro lugar: é o grande dia para a noiva e você vai estar linda. Por ser uma cerimônia mais descontraída e com a temperatura lá em cima, considere:

Tecidos e rendas
Os tecidos fluidos, com uma gramatura mais leve e bastante movimento (musseline e tule de seda pura, linho, crepe georgette, tule, chiffon, etc.) não esquentam e oferecem o máximo de conforto em clima quente.
As rendas já estão bem presentes nas praias, sejam em biquinis, saídas de banho, blusinhas, túnicas, vestidos, saias ou shorts. Para dar um ar mais contemporâneo, pense em opções como renda de linha de algodão, fundo em tom nude ou em tule ilusion e motivos florais maiores. Crochê é outra opção que combina bem com o clima boho desse tipo de cerimônia.

Modelos
Na praia, os vestidos de noiva mais adequados têm saias menos volumosas e decotes mais ousados. Lembre-se de que na praia o vento sopra mais forte por causa do oceano, então não é aconselhável véus muito longos ou saias muito rodadas. Pense também em vestidos de noiva em duas peças, românticos e fresquinhos.

O importante é que seu vestido sempre busque sua identidade e toda sua elegância desejada, seja única, seja ousada, e arrase com todo amor e carinho neste dia todo especial!